Eletroneuromiografia - CIN - Centro Integrado de Neurologia

Eletroneuromiografia

"O exame de Eletroneuromiografia (ENMG) é muito importante para o diagnóstico da doenças que afetam os nervos.É importante método auxiliar para o diagnóstico de doenças do sistema nervoso, principalmente nos casos que afetam os nervos periféricos e a placa motora, tais como: polineuropatias, radiculopatias, esclerose lateral amiotrófica, miastenia, entre outras.

A ENMG é realizada com a utilização de um aparelho que emite impulsos elétricos, além da utilização de agulhas. A ENMG não pode ser realizada em portadores de MARCAPASSO CARDÍACO, ARRITMIA CARDÍACA GRAVE ou em pacientes que estejam em uso de ANTICOAGULANTES, tais como: HEPARINA (Liquemine®), ENOXPARINA (Clexane®), WARFARINA (Marevan®), DABIGATRANA (Pradaxa®).

Até o presente momento, não há nenhuma evidência científica de que o exame de ENMG possa causar algum efeito adverso grave. É frequente a sensação de dor leve, durante a realização do exame, e a maioria dos pacientes tolera bem. Ainda assim, a sensação de dor é algo muito subjetivo e pode variar muito entre as pessoas, principalmente naqueles com doenças dos nervos.

O exame é realizado, habitualmente, sem sedação e sem analgesia. O exame tem duração média variando entre 20-60 minutos. Em todos os casos, faz-se necessária a utilização de AGULHAS. Assim podem ocorrer; dor local, vermelhidão e escape de mínimas quantidades de sangue. Esses efeitos, usualmente são transitórios e leves.

Havendo qualquer dúvida, o Centro Integrado de Neurologia fornece esclarecimentos sobre os benefícios e riscos que podem surgir no decorrer do exame.

O Centro Integrado de Neurologia realiza esse exame, sob a coordenação e realização da Dra Camila Resende, neurologista com especialização e residência médica em Doenças Neuromusculares e Neurofisiologia, realizada em um dos principais centros do Brasil, o Hospital de Cínicas da USP de Ribeirão Preto.

Para agendar o seu exame, entre em contato com o telefone : 27-3207-9549 e 99243-7857."

Visitas: 811