• INSTITUCIONAL

  • EXAMES

  • PUBLICAÇÕES

  • PROFISSIONAIS

  • CONTATO

Dra. Camila C. Resende

Dra. Camila C. Resende

Eletroneuromiografia &
Monitorização neurofisiológica intraoperatória

CRM-ES: 7478
RQE: 5660 e 5661

Dr. José Antonio Fiorot Júnior

Dr. José Antonio Fiorot Júnior

Neurologia Geral &
Neurologia Vascular

CRM-ES: 7165
RQE: 5305

Dra. Vanessa L. de O. Marim

Dra. Vanessa L. de O. Marim

Neurologia Geral &
Especializada em Cefaleias

CRM-ES: 6685
RQE: 5685



Labirintite e Tontura

Publicado em 19/04/2012

A Labirintite é um distúrbio que afeta tanto os órgãos vestibulares como os órgãos cocleares, alterando assim a noção de equilíbrio, percepção de posição do corpo e a função auditiva.

Deve-se salientar que o termo "labirintite" é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto, já que existem outras patologias que podem afetá-lo. Assim, o termo que melhor define essas alterações é vestibulopatia, que se refere ao sistema vestibular.
A causa mais comum de labirintite são as infecções do ouvido interno, que geralmente são virais ou bacterianas. Outras causas menos comuns incluem processo inflamatório do ouvido interno, trauma do osso temporal, hemorragia e tumores. 

Na maioria dos casos, a labirintite é causada por uma infecção viral. Geralmente ocorre após doenças comuns, como resfriado ou gripe. Outros vírus comuns conhecidos incluem herpes, sarampo, caxumba e rubéola. As infecções bacterianas do ouvido médio, bastante comuns em crianças, podem se espalhar para o ouvido interno e causar labirintite. As infecções podem atingir a orelha interna através do fluxo sanguíneo (hematogênica), da orelha média (timpanogênica) ou através das meninges (meningogênica) 

Os sintomas mais comuns da labirintite são a tontura e a vertigem. Outros sintomas também costumam aparecer como náusea (enjoo), êmese (vômito), zumbido no ouvido, perda auditiva (parcial ou total) no ouvido afetado e sensação de desmaio. 
O indivíduo afetado pela labirintite pode ter um constante zumbido no ouvido, que eventualmente leva a uma perda auditiva temporária até que a infecção seja totalmente tratada. 

Deve ser tratada corretamente e adequadamente com remédios, fisioterapia e alimentação saudável.


REABILITAÇÃO LABIRÍNTICA

Siga as instruções abaixo: são exercícios simples de fazer, não exigem muito esforço físico e são fundamentais para auxiliar em seu tratamento.
Importante: utilize roupas confortáveis.

EXERCÍCIOS PARA FAZER SENTADO:
  1. Sente-se num local onde haja espaço para esticar o corpo, como por exemplo, à beira da cama. Depois se deite rapidamente sem tirar os pés do chão e levante-se, retornando à posição inicial. Repita 10 vezes.
  2. Gire a cabeça para a esquerda e para a direita. Repita o movimento 10 vezes.
  3. Ainda sentado, movimente a cabeça para baixo e para cima. Repita 10 vezes.
  4. Agora sentado, coloque um objeto no chão (pequeno e leve), e depois retorne à posição inicial, sempre acompanhando o objeto com o olhar. Repita 10 vezes.
  5. Deite-se suavemente, em seguida movimente a cabeça para os lados. Repita o movimento com a cabeça 10 vezes.
  6. Depois de concluir o último exercício sentado, levante-se e coloque as mãos acima da cabeça, acompanhando o movimento dos braços com o olhar. Repita 10 vezes.
  7. Agora, flexione o tronco e a cabeça para frente e depois volte à posição inicial. Repita 10 vezes.
  8. Por fim, ainda de pé, você deverá sentar-se com os olhos fechados, em seguida abra-os olhando para um ponto fixo. Repita 10 vezes.

EXERCÍCIOS PARA FAZER DEITADO:
  1. Deitado de barriga para cima vire-se para o lado direito, depois volte à posição inicial, em seguida vire-se para o lado esquerdo. Repita 10 vezes.
  2. Ainda deitado, movimente os olhos em varas direções. Comece lentamente, depois vá acelerando aos poucos. Repita 10 vezes cada movimento.

Os neurologistas do Centro Integrado de Neurologia (Dr. Fiorot e Dra. Vanessa) possuem vasta experiência nessa área e estão prontos para atendê-lo, com agilidade e utilizando os tratamentos mais modernos já disponíveis.

Agende sua consulta pelos telefones: 
27-99243-7857 (WhatsApp)
27-3207-9549


Compartilhe:

 




Visualizações: 3289

Entre em contato

Site seguro

https://cinneurologia.com.br/ https://cinneurologia.com.br/